Previsão para 2024-04-29
PARLAMENTO JOVEM
Câmara de Carmo do Rio Claro sedia evento microrregional do Parlamento Jovem
Foto Noticia Principal Grande
A foto oficial do evento foi em frente ao Museu de Arqueologia Indígena, MUARI. O local foi escolhido pelos parlamentares carmelitanos como um ponto representativo da cidade para construção da saúde mental. Para eles, conhecer o passado é importante
Etapa é exclusiva do polo sudoeste que é o maior do estado de Minas Gerais. Foram realizadas microrregionais em Carmo do Rio Claro, Muzambinho e São Sebastião do Paraíso.

A Plenária Microrregional do Parlamento Jovem de Minas, que reuniu outas cinco cidades, além do município sede, foi realizada na Câmara de Carmo do Rio Claro, no dia 07 de julho. O evento é uma etapa importante que só o polo sudoeste possui. Por ser o maior polo do estado, com 17 cidades integrantes, a etapa microrregional foi implantada para que todos os jovens parlamentares pudessem participar de uma fase de discussão e votação de propostas.

O evento aconteceu das 8h às 17h, em duas etapas. Pela manhã, os estudantes foram divididos em três grupos de trabalho para que cada conjunto analisasse um subtema. No período da tarde foi realizada a plenária microrregional que votou as propostas analisadas e formuladas nos grupos de trabalhos e que compuseram o documento base que será votado na etapa regional, em agosto, na cidade de Poços de Caldas. “Essa etapa ela vem para proporcionar a mais jovens participarem de várias etapas do projeto. Como nós somos um número muito grande de câmaras, seria uma judiação, seria um prejuízo para os nossos estudantes participarem apenas da etapa regional que, infelizmente, é limitada a um número menor de estudantes”, explica Taís Ferreira, coordenadora Regional do PJ.

Durante a plenária, ocorreu a eleição dos cinco representantes de cada cidade que participarão da etapa regional. Os estudantes também elegeram uma sugestão de tema para o projeto, para o ano que vem, tendo sido escolhido: Educação financeira nas escolas. Esse não é o tema final. Na etapa regional, os estudantes ainda escolherão entre os temas indicados pelas outras plenárias microrregionais, serão realizadas outras votações até que se chegue aos temas finalistas que serão escolhidos por meio de votação online, por todos os participantes do projeto.

O Presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), é um grande defensor da educação cidadã oferecida por intermédio da Câmara Municipal. Desde 2012, o Legislativo carmelitano realiza a Câmara Mirim, projeto de sua autoria, voltado para estudantes do ensino fundamental II. Para ele, foi uma alegria iniciar também o Parlamento Jovem, voltado para estudantes do ensino médio. “Grande satisfação a gente poder estar aqui na Câmara Municipal recebendo essa etapa, etapa exclusiva do polo sudoeste. A gente já tem a Câmara Mirim, um projeto de 2012, e a gente pensava nessa sequência. E agora tivemos a oportunidade de estar trazendo o PJ, complementando a Câmara Mirim”, explica.

A importância dessa etapa microrregional pode ser constada em uma conversa com os integrantes do PJ. Marina Eduarda de Oliveira, da cidade de Guaxupé, destacou a troca de ideias. “O evento de hoje está sendo muito interessante para mim. Além das outras ideias que eu recebi dos colegas de outras cidades que eu nem conhecia, fiz novas amizades, dialoguei com pessoas diferentes, de cidades diferentes, está sendo muito enriquecedor”, disse.

William Ap. do Santos, de Carmo do Rio Claro, ressaltou a interação. “Essa manhã foi muito interessante, começamos a votação das propostas. Muitas boas propostas, boas pessoas, foi uma interação muito boa, algo muito legal”. Bem como Gabriela Vitória, da cidade de Juruaia. “Ah foi muito interessante, teve bastante debate nos grupos, muita comunicação”.

Já Otávio Oliveira, de Guaxupé, falou da relevância para a formação política e cidadã. “Eu acredito que nessa manhã eu aprofundei ainda mais nos nossos subtemas, nas nossas propostas e acredito que é de muita importância para nossa formação, para a formação da educação cidadã na política”.

Aproximadamente 70 pessoas participaram do evento, vindos das cidades de Alpinópolis, Guaxupé, Guaranésia, Juruaia, Nova Resende e Carmo do Rio Claro. Além do presidente da Câmara, os vereadores carmelitanos Elton Reis da Costa, Najara Ávila e Wilber Pitol Moura também prestigiaram o evento. Bem como o presidente da Câmara de Alpinópolis, Alex Cavalcante.

Próximas etapas

O próximo encontro está agendado para o dia 10 de agosto, na Câmara de Poços de Caldas. Depois, o projeto segue para a fase final que será em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “A gente manda essas propostas lá para o polo regional, para Poços de Caldas, para formar o documento base e a gente vai levar os nossos alunos de Carmo do Rio Claro para fazer essa votação também, em agosto”, explica a coordenadora do PJ/CRC, Luana Terra Santos.

“Em setembro, um representante de Carmo do Rio Claro estará em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativo de Minas Gerais, na ALMG, representando Carmo do Rio Claro na plenária estadual que vota o documento base final que será entregue à comissão de cidadania da câmara de deputados”, conclui a coordenadora do PJ/CRC, Janaína Marina de Oliveira Mezêncio.

07/07/2022
Plenária Microrregional Parlamento Jovem

A Câmara de Carmo do Rio Claro sediou a Plenário Microrregional do Parlamento Jovem de Minas. O evento ocorreu no dia 07 de julho, das 08 às 17h, com a presença de estudantes de Carmo do Rio Claro e de mais cinco cidades, sendo elas: Guaxupé, Juruaia, Nova Resende, Alpinópolis e Guaranésia.