Previsão para 2024-03-29
PARLAMENTO JOVEM
1ª oficina do PJ apresenta o Poder Legislativo aos jovens parlamentares
Jovens parlamentares de Carmo do Rio Claro

A Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro realizou, nessa quarta-feira (23), a 1ª oficina política do Parlamento Jovem (PJ) de Carmo do Rio Claro. A Diretora Geral da Câmara de Vereadores carmelitana, Renata Junqueira, falou com os jovens parlamentares sobre o Poder Legislativo, a função de um vereador e o funcionamento da Câmara. A oficina terminou com um tour por todos os departamentos da Casa e interação com os servidores públicos.

A atividade foi iniciada com uma dinâmica e a Diretora Geral da Câmara falou aos participantes sobre a responsabilidade que carrega um vereador. Explicou a diferença entre os Poderes Executivo e Legislativo, as ferramentas utilizadas pelos vereadores na realização do trabalho e como os servidores de cada setor ajudam nesse trabalho. “Muitas vezes, quem nunca esteve na Câmara, não faz ideia de como ela funciona, da quantidade de coisas que precisam ser feitas para que as indicações e requerimentos dos vereadores e projetos aprovados por eles, cheguem ao destino final que é a Prefeitura. Com a oficina feita pela Renata que teve a iniciativa de mostrar a Câmara para eles, acho que os meninos conseguiram começar a entender como funciona o Poder Legislativo”, disse a coordenadora do PJ, Luana Terra Santos.

Em Carmo do Rio Claro, as atividades do PJ ocorrem sempre às quartas-feiras. Da 1ª oficina, participaram oito estudantes e ainda é possível que mais alunos entrem para o projeto. Na semana que vem, a oficina será ministrada pelo Promotor de Justiça, Cristiano Cassiolato, que tratará do tema Constituição Federal e os Direitos do Cidadão, às 18h.

Antônio Marcos Esteves
24/03/2022
O Poder Legislativo e o trabalho do vereador: 1ª oficina PJ 2022

Foi dada a largada nas oficinas políticas do PJ Carmo do Rio Claro! Nessa quarta-feira (23), a Diretora Geral da Câmara de Vereadores carmelitana, Renata Junqueira, falou com os jovens parlamentares sobre o Poder Legislativo, a função de um vereador e o funcionamento da Câmara.

A oficina contou com um tour por todos os departamentos da Casa de Leis, paradas para observar as galerias de fotos da câmara e interação com os servidores do Legislativo.