Previsão para 2024-04-26
08 ABR 2022
PARLAMENTO JOVEM
Parlamentares jovem aprendem a usar urna eletrônica em 3ª oficina do PJ

Na 3ª oficina promovida pelo Parlamento Jovem (PJ) da Câmara de Carmo do Rio Claro, os estudantes aprenderam na prática sobre o sistema eleitoral brasileiro. O Chefe do Cartório Eleitoral, Luciano Silva Bento, ministrou a oficina e, para complementar a experiência, trouxe duas urnas eletrônicas e simulou uma votação com os jovens parlamentares.

Luciano apresentou a criação, atuação e importância da Justiça Eleitoral. Mostrou como ocorrem as mais diversas fases do processo eleitoral. Explicou alguns dos muitos protocolos de segurança da urna eletrônica e de uma eleição e mostrou como utilizar os serviços prestados pelo Cartório Eleitoral por meio da internet. Ao final, o Chefe do Cartório destacou a necessidade do PJ, focado na preparação da consciência política. “Vocês são a semente do futuro da democracia. Vocês são a nova geração que vai começar agora. Vocês podem vir a ocupar os cargos de poder, vocês vão escolher quem pode ocupar esses cargos. Então, para que a gente tenha sucesso na democracia, depende também desse trabalho que está sendo feito aqui”, disse.

A atividade desta semana começou com uma dinâmica. Os jovens parlamentares montaram a Árvore dos Desejos, colocando nela o que esperam levar do PJ quando esta edição acabar.

O presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), mais uma vez acompanhou a oficina, interagindo com os jovens parlamentares e prestigiando os palestrantes.

Na semana que vem, a oficina será sobre a tramitação das leis, com o Procurador da Câmara Municipal de Carmo do Rio, Júlio César Silva, e com Assessor Jurídico Parlamentar da Câmara, Pedro Gomes Pereira Correa Bueno.

Antônio Marcos Esteves
07/04/2022