Previsão para 2024-04-27
06 MAI 2022
PARLAMENTO JOVEM
Oficina do PJ aborda políticas públicas de prevenção e tratamento voltadas para a saúde mental

A 7ª oficina do Parlamento Jovem em Carmo do Rio Claro foi realizada pela psicóloga Talita Oliveira Alves Reis que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município. Ela abordou o 1º subtema trabalhado neste ano que é políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os conjuntos de diretrizes e ações adotadas pelo País com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. São exemplos os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que oferecem tratamento e reinserção de pessoas com transtorno mental grave. Os Centros de Convivência e Cultura onde são oferecidos à população espaços de sociabilidade, produção e intervenção na cultura e na cidade. E as iniciativas de trabalho e geração de renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais com o objetivo de desenvolver estratégias de prevenção e cuidado que levem em conta os múltiplos fatores que interferem na saúde mental.

Ao final da oficina, a psicóloga Talita fez a dinâmica da “troca de segredos” com os jovens parlamentares. Eles escreveram alguns medos em papéis que foram embaralhados e distribuídos entre eles. A proposta era que tentassem ajudar o colega a encarar os próprios receios.

Na próxima quarta-feira (11), a oficina será com o psicólogo Antônio Eduardo Marques Oliveira, sobre o 2º subtema do projeto: Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental.

05/05/2022

A 7ª oficina do Parlamento Jovem em Carmo do Rio Claro foi realizada pela psicóloga Talita Oliveira Alves Reis que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município. Ela abordou o tema Políticas públicas de prevenção e tratamento voltadas para saúde mental.