Previsão para 2024-04-26
01 ABR 2022
PARLAMENTO JOVEM
2ª oficina do PJ tem a Constituição Federal como tema e o Promotor de Justiça como palestrante
O promotor Cristiano Cassiolato e os estudantes do PJ

O Parlamento Jovem (PJ) da Câmara de Carmo do Rio Claro realizou a segunda oficina com os estudantes, nessa quarta-feira (30). A atividade contou com uma palestra do Promotor de Justiça Cristiano Cassiolato sobre a Constituição Federal e os direitos do cidadão. Essa foi a segunda participação do Promotor de Justiça no PJ. No ano passado, ele falou com os estudantes sobre o tema “Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade”.

O Promotor contou a história que levou à criação das constituições, a ideia que elas trazem dos direitos fundamentais e como foi o desenvolvimento da Constituição no Brasil. Ao final, ele abriu espaço para perguntas e os jovens parlamentares aproveitaram. Cassiolato também explicou rapidamente como funciona o Ministério Público e falou sobre a importância da atuação do vereador. “O vereador, ele pode muito, mas não pode tudo. Mas só o poder de mobilizar que um vereador tem, o poder de usar a palavra em nome do povo, de poder falar com sua imunidade parlamentar, já é um poder absurdo”, disse.

Antes da palestra, as coordenadoras do PJ, Luana Terra Santos e Janaína Marina de Oliveira Mezêncio, desenvolveram uma dinâmica sobre os Três Poderes. Foi uma oportunidade dos estudantes recordarem a oficina da semana passada e uma maneira de ajudar na fixação do aprendizado.

O presidente da câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), participou mais uma vez da atividade. Ao final, agradeceu ao Promotor pela contribuição e disponibilidade de fazer parte do desenvolvimento do Parlamento Jovem no município.

Na semana que vem, a oficina será com o Chefe do Cartório Eleitoral, Luciano Silva Bento, sobre o Sistema Eleitoral Brasileiro, a partir das 18h00.

VINCULADOS À PÁGINA:
Antônio Marcos Esteves
01/04/2022
Promotor Cassiolato ministra segunda oficina do PJ

A 2ª oficina do PJ ocorreu no dia 30 de março. A atividade contou com uma palestra do Promotor de Justiça Cristiano Cassiolato sobre a Constituição Federal e os direitos do cidadão.
Essa foi a segunda participação do Promotor de Justiça no Parlamento Jovem. No ano passado, ele falou com os estudantes sobre o tema “Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade”.